Qual a diferença entre o laser CO2 e o laser de fibra?
Lasers de CO₂ (gás laser)
O Laser de CO₂ é adequado para os seguintes materiais: madeira, acrílico, vidro, papel, têxteis, plásticos, couro, pedra, cerâmica, cortiça, produtos de bambu.
O laser de CO₂ são lasers de gás, que são baseados numa mistura gasosa de dióxido de carbono, o qual é estimulado eletricamente.
Com um comprimento de onda de 10,6 micrómetros, são principalmente adequados para trabalhar em materiais não metálicos e na maior parte dos plásticos.
Lasers de CO₂ têm uma relativa alta eficiência e possuem uma boa qualidade do eixo. Eles são, portanto, os tipos de laser mais utilizados.
Lasers de fibra
Os Lasers de fibra são adequados para a marcação por meio de tratamento térmico de metais, para gravação em metal, e em alto contraste de marcações plásticas.
Os lasers de fibra pertencem ao grupo do laser de estado sólido. Eles geram um eixo de laser por meio do chamado laser semente e amplifica-o em fibras de vidro, especialmente concebidos, os quais são fornecidos com energia por meio de díodos de bomba. Com um comprimento de onda de 1,064 micrômetros, os lasers de fibra produzem um diâmetro focal extremamente pequeno; como resultado da sua intensidade é até 100 vezes mais elevada do que os lasers de CO₂ com a mesma potência média emitida.